top of page

Propriedades fisico-químicas

EFEDRINA

Nome IUPAC: (1R,2S)-2-metilamino-1-fenilpropan-1-ol

Fórmula molecular: C10H15NO1

Massa molecular: 165,2 g/mol

​

​

A efedrina é uma substância sólida que se encontra sob a forma de cristais ou pó incolor ou branco. Em contacto com o calor, volatiza lentamente, sendo que a substância anidra funde a 36°C. É uma substância inodora ou ligeiramente aromática e apresenta um gosto amargo. Apresenta um carácter de base fraca (pKa=9,6) e é solúvel em água, álcool, clorofórmio, éter, glicerol, azeite, óleo e parafina líquida [1].

Curiosidade:

A efedrina e o seu isómero ótico (a pseudoefedrina) são estruturalmente muito semelhantes à metanfetamina. Nos laboratórios de drogas ilícitas, a desidrogenação é usada para produzir metanfetamina a partir da efedrina [2].

Um dos métodos mais utilizado na produção metanfetamina a partir da efedrina é o método do fósforo vermelho e do ácido iodídrico (Figura 1). Uma mistura de efedrina, ácido iodídrico e fósforo vermelho é aquecida, filtrada e alcalinizada. De seguida, a metanfetamina é extraída e cristalizada utilizando éter ou acetona e ácido clorídrico [3].

Figura 1. Reação de obtenção de metanfetamina a partir de efedrina. HI -  Ácido idodídrico; P -  Fósforo vermelho. Adaptado de [3].

  O facto da grande simplicidade na obtenção de metanfetamina, partindo de efedrina como princípio ativo, foi um dos grandes propulsores para a retirada da efedrina de suplementos alimentares, bem como para a investigação da sua atividade recreativa e tóxica (Sabe mais aqui).

Referências bibliográficas:

[1] Windholz M ed. (1983) 10 ED The Merck Index: an encyclopaedia of chemicals, drugs and biologicals, Rahway, New Jersey Merck and Co., Inc

[2] Kelley MT (1998). Chapter 39 Sympathomimetics. In Clinical Management of Poisioning and Drug Overdose 3rd Edition. Eds Haddad, Shannon, Winchester. Pub WB Saunders Company Philadelphia,pp 1082-1083

[3] Skinner, Harry F. "Methamphetamine synthesis via hydriodic acid/red phosphorus reduction of ephedrine." Forensic Science International 48.2 (1990): 123-134.

bottom of page